Reforma da Previdência: quais as alternativas para garantir uma boa renda no futuro?

Com a Reforma da Previdência se tornando cada vez mais concreta, a população brasileira precisa se preocupar mais com o futuro. Além de tornar um pouco mais difícil garantir a aposentadoria, especialmente com o benefício máximo, a renda será comprometida. Por isso, é preciso pensar desde já, quais são as alternativas para garantir uma renda no futuro.

A previdência privada

Com a renda da aposentadoria sendo menor, é preciso se esforçar para construir uma boa fonte de renda no futuro. Felizmente, existem diversas formas para fazer isso.

Reforma da Previdência: quais as alternativas para garantir uma boa renda no futuro?

A primeira, e mais evidente, é uma previdência privada. Uma explicação bem resumida, é que a previdência privada é uma espécie de fundo de investimento com um foco no longo prazo. Ou seja, você deposita o capital com uma determinada frequência, e ele vai rendendo até o momento da aposentadoria, quando é possível resgatar o dinheiro ou receber pagamentos mensais.

A grande maioria de casas de investimento e bancos oferece estes serviços aos seus clientes, de forma aberta. Uma característica interessante, é que eles permitem simular e calcular o quanto precisa ser depositado a cada mês, e por quanto tempo, para ter a renda desejada na aposentadoria.

Crescimento do patrimônio

Outra boa alternativa para não depender da previdência é promover um crescimento saudável e constante do patrimônio. Isso é feito acumulando capital, para poder investir, fazendo com que ele cresça ou se transforme em bens.

O importante para garantir uma boa renda na aposentadoria é ter uma carteira de investimentos e patrimônios bem variada. Por exemplo: além de ter uma previdência privada, você pode ter um ou mais imóveis, além de outros tipos de investimento que ajudem você a alcançar esses objetivos em curto e longo prazo.

Um investidor sabe que uma carteira ideal tem investimentos diversificados. Então, você pode começar a se planejar para ter alguns objetivos na aposentadoria. A previdência privada é um bom exemplo e bem simples. Você guarda e aplica R$100 por mês para garantir o futuro.

Um imóvel é o outro exemplo. Digamos que na aposentadoria você gostaria de ter dois imóveis, um para morar e um para alugar. Investindo bem o seu capital, é possível fazer aplicações a curto prazo que aumentem o patrimônio para cumprir o objetivo imediato.

Se você pretende comprar um imóvel daqui a cinco anos, é possível investir em títulos de renda fixa que tem a validade para este período, enquanto uma parte pode ser aplicada em ações, que têm mais risco, mas permitem maior retorno. Assim, você potencializa os seus ganhos e procura cumprir os objetivos.

De maneira geral, uma boa carteira de investimentos tem 70% em renda fixa, que é o mais seguro, 20% em renda variável, que são as ações, e 10% em alguma estratégia diferenciada. Atualmente, estas podem ser as mais variadas, como investimentos em plantações para venda de madeira ou pelo empréstimo direto para empresas. Por isso, pesquise bem todas as suas opções.

Como cumprir os objetivos?

Por isso, para cumprir estes objetivos é preciso fazer um planejamento financeiro e poupar dinheiro. A não ser que você seja rico, não existe alternativa.

Atualmente existem diversos investimentos muito baratos e que requerem muito pouco capital inicial, permitindo que você já possa começar a fazer com que seu patrimônio cresça. O mais famoso, o Tesouro Direto, tem uma aplicação mínima de apenas R$ 30. Assim, você já pode começar a acumular capital.

Não existe mistério quando o assunto é garantir uma renda para a aposentadoria. É preciso ter uma boa disciplina e educação financeira, para guardar e investir o seu dinheiro, de modo a acumular um bom patrimônio. Só assim, você pode ser realmente independente na sua aposentadoria.

Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Facebook Previdência Social

Sobre o Website

O site SocialPrevidência.com.br, tem como objetivo levar informações e dicas importantes ao visitantes do website que buscam saber mais sobre a Previdência Social.

Este website não é oficial do Governo, portanto caso queira informações realmente oficiais acesse: www.previdencia.gov.br