INSS 3 dicas para ter sucesso na hora de consultar esse benefício

INSS: 3 dicas para ter sucesso na hora de consultar esse benefício

INSS: 3 dicas para ter sucesso na hora de consultar esse benefício

O Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS, criou uma forma de facilitar a vida das pessoas seguradas pelo serviço. Chamada de “Meu INSS”, a ferramenta pode ser acessada através da página do governo na internet: https://meu.inss.gov.br/central. No endereço, o usuário pode fazer o cadastro e começar a navegar no conteúdo disponível via computador, tablet ou celular com acesso à internet.

Confira a seguir 3 dicas importantes para ter sucesso na hora de consultar o benefício:

1. Realize o cadastro digital no INSS

Para a realização do cadastro no “Meu INSS”, o segurado precisa ter em mãos algumas informações básicas: nome completo, data e local de nascimento, o nome completo da mãe e o número do cadastro de pessoa física (CPF). Depois desse passo concluído, o sistema vai gerar um código/senha provisória para o primeiro acesso ao sistema.

Dentro do sistema, que foi acessado com a senha provisória, o segurado precisa gerar sua senha definitiva. O sistema vai orientar o segurado a criar uma senha definitiva que seja alfanumérica, como por exemplo: Consulta1.

Alguns bancos disponibilizam esse cadastro dentro da própria conta do cliente. Basta consultar o aplicativo ou site do seu banco para ver o procedimento de cada instituição. Alguns bancos que disponibilizam esse serviço: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Santander, entre outros.

Após o cadastro e criação de uma senha de acesso pessoal, o segurado poderá consultar e conferir todas as informações relativas à sua vida laboral, como dados sobre contribuições previdenciárias e vínculos trabalhistas.

Em caso de dúvida sobre o cadastro, basta nos procurar via WhatsApp ou preenchendo o formulário de atendimento disponível no site.

2. Mantenha o cadastro sempre atualizado

É imprescindível que o segurado mantenha as informações cadastrais sempre atualizadas e que confira os lançamentos realizados, evitando assim transtornos futuros caso precise solicitar algum benefício do INSS. Essa conferência pode ser feita dentro do sistema, na seção chamada “Meu INSS”, clicando no botão “Extrato Previdenciário (CNIS)”.

Alguns serviços disponíveis para consulta no “Meu INSS”:

– Salário maternidade: o próprio sistema irá analisar as informações lançadas e informar ao contribuinte se o benefício poderá ser concedido;

– Extrato Previdenciário: conferir mês a mês se as contribuições e recolhimentos estão sendo feitos corretamente pelos empregadores. Desta forma, é possível buscar a regularização em caso de erro e evitar dores de cabeça quando for solicitar aposentadoria, por exemplo;

– Calculadoras: é uma ferramenta que pode simular o tempo que falta para a aposentadoria e o valor da renda a que o segurado tem direito.

3. Informe o INSS sobre mudanças pessoais

Para garantir que suas consultas ao INSS sejam bem sucedidas, o segurado também precisa ficar atento à atualização cadastral de suas informações pessoais. Por exemplo, sempre que houver alteração no seu estado civil, endereço, telefone e e-mail a plataforma deverá ser atualizada. Além dessas informações, o segurado precisa conferir se as informações lançadas por seus empregadores estão corretas, como nome social (se houver), grau de instrução, número da carteira nacional de habilitação (CNH), número do registro de identidade (RG) e número do título de eleitor.

Sempre que observadas incoerências nas informações, precisa ser solicitada alteração cadastral – só assim a consulta online ao INSS será transparente e livre de erros. Algumas alterações podem ser feitas por meio de contato telefônico, pelo número 135. Quando esse canal não puder resolver, será necessário o agendamento de atendimento presencial, que pode ser feito pelo mesmo número.

Se o segurado tiver alguma dúvida, seja no cadastro, consultas e agendamentos, basta nos procurar via WhatsApp ou preenchendo o formulário de atendimento disponível no site.

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