Tipos de Benefício do INSS

Para o trabalhador que paga por conta ou que é registrado, e a própria empresa desconta de seu salário o valor devido para que obtenha o benefício do INSS, é necessário saber informações regularizadas para que nada dê errado quando for solicitar seu benefício.

Existem quatro tipos de benefício do INSS para que o trabalhador possa se aposentar, são eles: Aposentadoria Especial, Aposentadoria por Idade, Aposentadoria por Tempo de Contribuição e Aposentadoria por Invalidez.

A aposentadoria por idade refere-se àqueles que têm 65 anos, no caso dos homens, e 60 anos, quando mulheres – e estão em dia com as obrigações perante ao Governo. Já a aposentadoria por tempo de contribuição, significa que o homem trabalhou durante 35 anos, e a mulher, 30 anos. A aposentadoria por invalidez é concedida ao cidadão que não pode exercer qualquer trabalho por conta de algum problema físico ou mental.

Além disso, há a aposentadoria especial, quando o segurado trabalhou em condições insalubres, que prejudicaram sua saúde ou integridade física. Dependendo do tipo de atividade, tais como exposição a substâncias químicas nocivas, entre outros componentes, o trabalhador pode receber o benefício do INSS em menos tempo – segundo tabela, varia entre 15, 20 ou 25 anos de exercício em tal função.

Para todos os tipos de benefício do INSS, o contribuinte pode consultar como anda sua situação através da página oficial da Previdência Social. A consulta pode ser realizada sempre, basta informar os dados: número do seu benefício sem traços, pontos ou barras, data de nascimento, nome e o CPF do beneficiário.

Artigos relacionados:

3 thoughts on “Tipos de Benefício do INSS”

  1. Boa noite,
    Eu estou prestes s fazer jus a aposentadoria especial, pelo fato de trabalhar como vigilante e após 25 anos tenho este benefício.
    Gostaria de saber se posso continuar ainda trabalhando nesta função, ou se tenho que parar ou mudar de função.

  2. Tenho 30 anos de contribuição e 58 anos. Gostaria de saber se posso me aposentar proporcionalmente??? Desde já agradeço pela resposta!!! Um abraço aos servidores do país…

  3. tenho 31 de contribuiçao e 53 de idade sou dificiente auditivo desde 2001 e fiz pericia a poucos dias a acistente social mim enzaminou e mandou eu aquarda a carta nesse caso eu vou mim aposentar por deficiencia essacarta demora muito tirem minhas duvidas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Facebook Previdência Social

Sobre o Website

O site SocialPrevidência.com.br, tem como objetivo levar informações e dicas importantes ao visitantes do website que buscam saber mais sobre a Previdência Social.

Este website não é oficial do Governo, portanto caso queira informações realmente oficiais acesse: www.previdencia.gov.br