Previdência Social é muito mais que um desconto no salário

Muitos reclamam do valor do desconto na folha de pagamento em relação ao inss, mas a verdade é que contribuir para a Previdência Social garante vários benefícios ao trabalhador naquele momento em que ele mais precisa.

E não é só na hora da aposentadoria, a Previdência também concede aos contribuintes auxílio em diversas ocasiões, como auxílio-acidente e pensão por morte.

Mesmo quando o trabalhador não está registrado na empresa em que trabalha, o fato de pagar a contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social – INSS garante a ele uma renda, proporcional a sua contribuição, caso fique impedido de trabalhar em por alguma doença ou gravidez, por exemplo.

Essa contribuição é feita de acordo com o valor da renda do segurado e a partir dessa quantia é que se calcula o montante a ser recebido na hora do benefício.

Mas é o tempo de contribuição e a idade que garantem o benefício da aposentadoria. São 30 anos para as mulheres e 35 para homens, e idade de 60 anos para mulheres e 65 para os homens.

Quem atingir o tempo de contribuição mais cedo, também pode se aposentar um pouco antes, sendo a idade mínima para mulheres 55 anos e 60 para homens.

O Ministério da Previdência concede o benefício aos contribuintes nos seguintes casos: aposentadoria especial, por idade, por tempo de contribuição e por invalidez.

No caso de impedimento de exercer o trabalho também dá os seguintes benefícios: auxílio-acidente, reclusão e doença, salário-maternidade e família e pensão por morte, além do seguro-desemprego, no caso do trabalhador ser mandado embora.

Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Previdência Social


Sobre o Website

O site SocialPrevidência.com.br, tem como objetivo levar informações e dicas importantes ao visitantes do website que buscam saber mais sobre a Previdência Social.

Este website não é oficial do Governo, portanto caso queira informações realmente oficiais acesse: www.previdencia.gov.br