INSS Aposentadoria

Quem tem direito a receber a aposentadoria pelo INSS, e o que cada um tem direito de receber? E se essa é uma pergunta que aflige boa parte dos contribuintes, muito provavelmente é ainda feita por menos gente do que o número de pessoas quem nem sabe do que tem direito. Por isso confiram uma lista com os benefícios e auxílios que a Previdência Social disponibiliza para o contribuinte.

INSS Aposentadoria por Idade

Como o próprio nome já diz, é de direito para os homens com mais de 65 anos e mulheres com mais de 60, desde que tenha contribuído por no mínimo 180 meses. O calculo do valor a receber é então de 70% do salário mais 1% de acréscimo para cada ano trabalhado, mas sem nunca ultrapassar os 100% do que ganha enquanto esteve ativo.

INSS Aposentadoria por tempo de contribuição

INSS AposentadoriaMas quem quiser se aposentar antes de atingir o limite de idade, ainda pode receber o benefício de acordo com o tempo que contribuiu. Com pelo menos 35 anos de serviço (e contribuição) para os homens (e 30 para as mulheres) a pessoa tem direito a uma aposentadoria integral. Já os homens com menos de 53 anos de idade (e as mulheres 48), o benefício é proporcional, com 70% do salário em atividade mais 5% por cada ano de contribuição.

No caso do Tempo de Contribuição, o beneficiário deve levar em conta não só o período de trabalho remunerado como serviço militar e até salário maternidade.

Aposentadoria por Invalidez

Cedido para o indivíduo diante de qualquer tipo de invalidez ou doença que o torne incapaz de realizar o trabalho que vinha realizando, garante 100% do salário e até mais 25% em caso da necessidade do auxílio de outra pessoa.

O aposentado, nesse caso, precisa ter no mínimo 12 meses de contribuição em caso de doença, no entanto nenhuma carência quando o problema for algum acidente. Em ambos os casos, o impedimento deve ter acontecido após a associação com a previdência e o invalido precisa ainda passar por uma perícia bienal para comprovar seu problema.

Aposentadoria Especial

Já em casos de trabalhadores expostos a componentes prejudiciais à saúde, o contribuinte então, diante de um Laudo Técnico de Condições de Trabalho (LTCA), recebe uma aposentadoria especial. Seus valores então se correlacionam com o tempo que ficou exposto e com o salário que recebia na época.

Artigos relacionados:

11 thoughts on “INSS Aposentadoria”

  1. ME APOSENTEI A PARTIR DE DEZEMBRO DE 2015, RECEBI O PAGAMENTO DE DEZ/JAN/FEV E MARÇO, EM ABRIL 2016. TRABALHO AINDA, TENHO 33 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO E 60 ANOS DE IDADE, COMPLETADO EM NOV/2015. TRABALHO EM HOSPITAL, SERVIÇO C/40% DE INSALUBRIDADE NO MOMENTO DA APOSENTADORA, NÃO LEVEI O PPP. QUERO SABER SE POSSO ENTRAR COM O PPP, MESMO JÁ APOSENTADA? ALTERARÁ MEU SALÁRIO?

  2. gostaria de saber quanto tempo de contribuição eu tem, comecei trabalhar no final de 1979, trabalho em empresas prestadoras de serviço, termia um contrato espero um outro porisso tem duvidas

  3. vou completa 55 anos em março de 2017, e tenho 22 anos de contribuiçao,sera que ja posso me aposentar…se a resposta for negativa tem como eu pagar os atrasados quando eu nao contribui com a previdencia

  4. Na época do pedido de aposentadoria eu tinha idade superior a 53 anos e contribuição acima de 36 anos,porque não me pagam integral e porque usaram Fator Previdenciário?

  5. Governador Valadares, 29 de Janeiro de 2017 (domingo)

    Gostaria de saber o porque a Divisão de Benefícios de Vitória/ES, que tem como titular o Dr, Geovane Braz Bragatto, reluta tanto em aceitar a revisão de minha aposentadoria por invalidez (31/117.299.471-1 revertida automaticamente para 32/118.379.590-1), se de fato e de direito o Processo Previdenciário “esta eivado de erros materiais, gravíssimos” e, destarte, temos que ERRO MATERIAL NÃO TRANSITA EM JULGADO, podendo ser revisto a qualquer tempo, de OFÍCIO ou por requerimento.

    Sobretudo, já existem vários precedentes e, até jurisprudência publicada em Setº/2013 sobre a matéria exposta sinteticamente nesse artigo.

    A responsabilidade de acertar os erros é de absoluta responsabilidade da divisão retro mencionada, conforme o Principio da AUTOTUTELA !!!!!!!!!

  6. Sou aposentada por pelo codigo 92 desde janeiro 2015 por invalidez acidente de trabalho mas estou vinculada com a firma mas fiz 60 anos agora em janeiro e normal esse vinculo gostaria de saber como faço para obter informações

  7. boa tarde sou deficiente auditivo fiz pericia medica essa semana o medico falou que deu certo encaminhou para asitente social ela mim avaliou e disse que aquardasse a carta nese caso eu mim aposentei e essa carta custa quanto tempo chegar tenho 53 anos e 32 contribuiçao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Facebook Previdência Social

Sobre o Website

O site SocialPrevidência.com.br, tem como objetivo levar informações e dicas importantes ao visitantes do website que buscam saber mais sobre a Previdência Social.

Este website não é oficial do Governo, portanto caso queira informações realmente oficiais acesse: www.previdencia.gov.br