Dataprev INSS → Extrato Dataprev, Consulta

Uma das empresas mais importantes para o conhecimento do trabalhador brasileiro atualmente é a Dataprev, a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social.

Esta importância se dá pela ligação da Dataprev com o INSS, Instituto Nacional do Seguro Social, responsável pelos serviços prestados aos trabalhadores demitidos sem justa causa ou que sofreram acidentes que os impossibilitem de trabalhar, assim como também a prestação de serviço para os aposentados.

Esta ligação com a Dataprev é fundamental para o bom funcionamento do INSS, pois a Dataprev tem como objetivo armazenar todos os dados dos trabalhadores de maneira mais fácil de serem consultados, contribuindo para que os serviços prestados sejam mais rápidos.

Predio Dataprev em Braislia
Dataprev

A Dataprev também é responsável por implementar sistemas mais modernos de bancos de dados, possibilitando que, tanto o armazenamento de dados quanto as consultas necessárias, sejam muito mais rápidos e eficientes, otimizando assim o trabalho do INSS e auxiliando o trabalhador e contribuinte neste tipo de serviço.

Com o Dataprev, você consulta o extrato do INSS

Assim, pode se concluir que a Dtaprev é, basicamente, a empresa responsável por toda a informatização do serviço da Previdência Social, o INSS, evitando que se tenha a necessidade de um grande período de espera por seus serviços, buscando otimizar toda a prestação de serviço graças a esta informatização possibilitada pela Dataprev.

Além disso, a Dataprev também é responsável não apenas pelo armazenamento dos dados dos trabalhadores e demais informações, mas também da atualização de todos estes dados, mantendo-os sempre organizados e facilitando os processos necessários para os serviços prestados.

Para que isto aconteça, a Dataprev conta com diversas agências espalhadas por todo o país, buscando manter sempre os dados o mais atualizado possíveis, e agilizando estes processos quando necessários.

No entanto, apesar de contar com agências em todo o Brasil, as principais sedes da Dataprev se encontram em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, todas com um grande centro tecnológico para possibilitar a agilidade do processamento de todos os dados recebidos e suas atualizações.

Como funciona o Dataprev e suas consultas

A funcionalidade do Dataprev para o trabalhador e contribuinte se dá principalmente pela agilização dos processos de consultas e agendamentos com relação ao INSS, com diversos tipos de serviços sendo prestados virtualmente, evitando assim a espera em filas ou o deslocamento até as agências do INSS.

O principal destaque do Dataprev, no entanto, se dá pelo serviço de informações, um dos principais responsáveis pelos atendimentos do INSS. Por meio do site do Dataprev é possível que se obtenha saldos e extratos do pagamento da Previdência Social.

Além disso, por meio do Dataprev é possível realizar alguns outros atendimentos muito importantes, como, por exemplo, a entrada em requerimentos como aposentadoria ou de salário maternidade sem que seja necessário comparecer a uma das agências, proporcionando assim um serviço muito mais rápido e agilizando estes processos.

É importante ressaltar que todos os serviços oferecidos pelo Dataprev, assim como nas agências do INSS, necessitam dos números de documentos como RG e CPF, além de dados pessoais dos contribuintes, sendo fundamental ter em mãos estes números e documentos no momento da consulta pelo site.

Site oficial: www.dataprev.gov.br

Artigos relacionados:

17 thoughts on “Dataprev INSS → Extrato Dataprev, Consulta”

  1. O portal do INSS, criado pelo Dataprev chamado meu INSS, simplesmente não funciona. Desde que foi implantado não consigo acessar meu extrato de pagamento. Quando LIGO o135, dizem que é imã falha sistêmica, pra eu ir numa.agencia. isso ocorre desde agosto/17. Poque dificultam tanto o acesso a um documento que é de meu direto.
    Sou cadastrada decidente no meu INSS, digito o período que desejo e nada acontece. Estou indignada.! Bando de incompetentes!!!!

  2. Nao consigo emitir meu extrato pelo site da Previdëncia. Vou viajar para o exterior e para emitir o passaporte tenho que levar meu comprovante de rendimentos e nao consigo.
    E onde fica meu direito de cidada.
    Na minha cidade nao possui Agencia do Inss.
    Incompetëncia epouco!!!

  3. Dei entrada na minha aposentadoria no dia 20/11/17 fui informada pela atendente que não tinha problema, já que chegando lá descobri que só em Janeiro de 2018 eu faria 30 anos de contribuição e sessenta de idade. Meu benefício.é n.177790833-4 gostaria de saber se tenho alguma perca salarial por isso.

  4. ola so antoniel pereira da silva minha mae vei a obito no dia 11 de abril ela recebia uma pensao do meu pai gostaria que cancelace por favor pois minha irma quer receber

  5. o INSS ”NÃO”’ soma o tempo de registro de solteira…trabalhei em cinco empresas e o primeiro empresario de o ano 1969 ,(fui funcionaria dele)ainda está vivo..e o ultimo tbm está vivo,de 1975……me ajudem ,,,o INSS não quer somar no meu CNIS,,,inclusive meu acesso ao extrato do CNIS está bloqueado….já fui na agencia já mudei a senha…..e não entra…..preciso me aposentar desde 2015…..já completou a carencia .
    Fim da conversa no bate-papo
    Digite uma mensagem…

  6. as empresas de 1969 até 1975 não existem mais e a previdencia exigindo isso::
    Para todos os vínculos existentes na carteira de trabalho, apresentar cópia autenticada em cartório do livro de registro de empregados, também com termo de abertura e encerramento e funcionários anterior e posterior; acompanhados de declaração da empresa confirmando a prestação de serviços e onde ficam os documentos arquivados para eventual consulta do INSS.

  7. O objetivo desta comunicação é colocar a situação, vivida por mim desde o dia 21/05/2018, quando fiz requerimento da minha aposentadoria por idade. Quando fiz este requerimento, já estava ciente do meu período de contribuição junto à Previdência Social, que me foi informado por uma funcionária da previdência, minha amiga pessoal, uma pessoa idônea, que trabalha na agência de Nova Lima. Fui visitá-la no final do mês abril, em sua casa, pois a mesma havia sofrido um infarto, ela mesma que dispôs a verificar a minha situação junto a previdência,sabendo que faria 60 anos no mês de maio, na semana seguinte ela voltaria ao trabalho. Passei todos os dados para ela, enviei foto da carteira de trabalho e tudo que me foi solicitado. Ela fez a contagem de tempo e me enviou uma mensagem no whatsapp, dizendo: pode agendar sua aposentadoria, você tem 15 anos e 2 meses de contribuição,o mínimo exigido são 180 meses ou 15 anos. Fui atendida no 05/10/2018, levei minha carteira de trabalho,que é unica,emitida em 06/10/1986, e o vínculo empregatício, com a Minas Goiás Transportes. O período que consta na carteira de trabalho, é de 01/04/1988 a 02/04/1992. Foi exigido a mim, um vínculo empregatício, com a Minas Goiás Transportes, no ano de 1984 e neste ano eu estava fazendo faculdade em Ouro Preto e não tinha nenhum tipo de vínculo empregatício. Foi constatado um erro no CNIS, a própria funcionária da previdência afirmou isso. Acontece que ela só percebeu o erro quando verificou a data de emissão da carteira de trabalho e já tinha entrado no sistema e colocado que eu não havia apresentado a exigência. Depois ela mesma escreveu no comprovante de protocolo de requerimento, que eu havia apresentado a exigência e assinou. Pediu que eu entrasse com recurso, para atualização de cadastro, assim eu fiz, fui atendida no 03/12/2018, a pessoa me atendeu disse que eu só tinha 142 meses de contribuição, que já tinha sido analisado e que ela não poderia fazer nada e que eu procurasse quem me atendeu ou a pessoa que me informou o tempo de contribuição. Eu entrei assim com recurso administrativo no dia 17/12/2018. Expliquei toda a situação para pessoa que me atendeu. O período no CNIS, onde estou como empresário empregador de 01/04/1992 até 31/10/1999, eu recebia pro labore da Minas Goiás Transportes, pois eu tinha participação na empresa, meu pai foi um dos fundadores desta empresa. A contribuição neste período vinha descontado na folha de pagamento do pro labore. Hoje não tenho nenhum tipo de renda, meu marido é motorista de aplicativo, não dá conta das despesas da casa. As irmãs dele pagam a prestação do carro que ele dirige. Então gostaria de solicitar por favor a agilização deste meu requerimento. Agradeço desde já a atenção de vocês.

  8. N trabalho ! estou gravida .Queria saber se posso contribuir com inss. Pra ter direito o alcilia maternidade. Estou no meu iniciu da gestação 2 meses..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Facebook Previdência Social

Sobre o Website

O site SocialPrevidência.com.br, tem como objetivo levar informações e dicas importantes ao visitantes do website que buscam saber mais sobre a Previdência Social.

Este website não é oficial do Governo, portanto caso queira informações realmente oficiais acesse: www.previdencia.gov.br