Auxilio Doença

Auxilio Doença na Previdencia Social

Em casos de afastamentos por doenças ou qualquer outro tipo de ferimento que impeça a atuação do profissional por um período de mais de 15 dias, a Previdência Social garante o auxilio doença a partir do 16° dia afastado dos serviços.

O contribuinte do INSS, precisa ter pagado 12 meses de previdência social a não ser em casos de tuberculose ativa, hanseníase, alienação mental, cegueira, paralisia irreversível e incapacitante, neoplasia maligna, cardiopatia grave, doença de Parkinson, nefropatia grave, Doença de Paget, AIDS e Contaminação radioativa.

Mas para que o auxilio seja pago pelo INSS, todas as doenças precisando ser comprovadas por meio de uma perícia médica autorizada pelo governo.

O Auxilio Doença para então de ser pago diante da recuperação do indivíduo ou da aposentadoria por invalidez. Seu valor gira em torno de 91% do salário e necessita de um cálculo que leva em conta diversos fatores.

Auxílio Acidente

Diante de qualquer diminuição da capacitação de trabalho resultante de acidente que deixe sequelas, o contribuinte passa a ter direito a um acréscimo de (mais ou menos) 50% do valor do salário (tomando como base o último recebimento antes do acidente).

Nesse caso, o acréscimo salarial vem decorrente do Auxílio Doença em casos em que a vítima volta a atuar, mas não se acumula mais tarde diante da aposentadoria.

13 thoughts on “Auxilio Doença”

  1. estou afastado do serviços algum tempo,me recuperando de uma cirurgia, fico feliz porque desde que me afastei estou recebendo auxilio, a previdência tem me ajudado muito.

  2. estou afastado do serviço desde dia 5 de fevereiro me recuperando de um acidente de trabalho com uma maquita a minha pericia esta marcada para junho estou triste pela demora e estou com dividas a pagar e nao posso pagar.

  3. Sofri um acidente há 14 dias,quando voltava do trabalho e quebrei a perna.
    Gostaria de saber quais os benefícios que tenho direito e a quem recorrer

  4. Oi boa tarde eu tive um acidente de moto quebrei a clavícula fiquei 5 meses engessada mas calcificou errado mas a 1 mês atrás eu cai de uma escada por cima do braço fui no médico ele me de 27 dias de atestado e dei entrada no INSS estou com laudo raio x não estou conseguindo levantar o braço sinto muita dor ao me movimenta. Estou com pseudorose clavícula queria saber se terei direito ao auxílio doença.

  5. Estou desempregada a 2anos …nao contribuo…agora preciso faser ums cirurgia no pulso…..se eu começar a contribuir tenho que esperar 12 meses para receber ..ou nao posso …nem tenho mais direito …Como contribuinte facultativo ..recebendo bolsa familia posso ?

  6. Início da conversa no bate-papo

    17:14
    Boa Tarde
    Fiz pericia medica na unidade de Diadema fui com Laudo medico solicitando afastamento, do mesmo medico que me realizou 9 cirurgias com 2 fermur quebrados e tibia devido acidente de moto, porem o INSS me negou o auxilio que eu achei ridiculo porem o perito nem me examinou, entrei com o recurso agora me diadema me disseram que não tem horario e pediram para enviar o pedido via correio ok
    quanto tempo vai demorar isso estou sem auxilio e não e de graça pois eu paguei por isso

  7. Não tenho o número do requerimento como faço pra consultar o resultado da perícia?

  8. Não consigo realizar a prorrogação de uma pericia para auxilio doença o site está com erro, estou tentando já faz vários dias, o telefone 135 também não funciona. Como devo proceder

  9. boa tarde ! minha pericia foi dia 4/5.. enviei os docs. solicitados dia 15/4… e ainda esta em analises… preciso volta ao trabalho .. dependo apenas da alta…..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Facebook Previdência Social

Sobre o Website

O site SocialPrevidência.com.br, tem como objetivo levar informações e dicas importantes ao visitantes do website que buscam saber mais sobre a Previdência Social.

Este website não é oficial do Governo, portanto caso queira informações realmente oficiais acesse: www.previdencia.gov.br