Auxilio Doença

Auxilio Doença na Previdencia Social

Em casos de afastamentos por doenças ou qualquer outro tipo de ferimento que impeça a atuação do profissional por um período de mais de 15 dias, a Previdência Social garante o auxilio doença a partir do 16° dia afastado dos serviços.

O contribuinte do INSS, precisa ter pagado 12 meses de previdência social a não ser em casos de tuberculose ativa, hanseníase, alienação mental, cegueira, paralisia irreversível e incapacitante, neoplasia maligna, cardiopatia grave, doença de Parkinson, nefropatia grave, Doença de Paget, AIDS e Contaminação radioativa.

Mas para que o auxilio seja pago pelo INSS, todas as doenças precisando ser comprovadas por meio de uma perícia médica autorizada pelo governo.

O Auxilio Doença para então de ser pago diante da recuperação do indivíduo ou da aposentadoria por invalidez. Seu valor gira em torno de 91% do salário e necessita de um cálculo que leva em conta diversos fatores.

Auxílio Acidente

Diante de qualquer diminuição da capacitação de trabalho resultante de acidente que deixe sequelas, o contribuinte passa a ter direito a um acréscimo de (mais ou menos) 50% do valor do salário (tomando como base o último recebimento antes do acidente).

Nesse caso, o acréscimo salarial vem decorrente do Auxílio Doença em casos em que a vítima volta a atuar, mas não se acumula mais tarde diante da aposentadoria.

Artigos relacionados:

4 thoughts on “Auxilio Doença”

  1. estou afastado do serviços algum tempo,me recuperando de uma cirurgia, fico feliz porque desde que me afastei estou recebendo auxilio, a previdência tem me ajudado muito.

  2. estou afastado do serviço desde dia 5 de fevereiro me recuperando de um acidente de trabalho com uma maquita a minha pericia esta marcada para junho estou triste pela demora e estou com dividas a pagar e nao posso pagar.

  3. Sofri um acidente há 14 dias,quando voltava do trabalho e quebrei a perna.
    Gostaria de saber quais os benefícios que tenho direito e a quem recorrer

  4. Oi boa tarde eu tive um acidente de moto quebrei a clavícula fiquei 5 meses engessada mas calcificou errado mas a 1 mês atrás eu cai de uma escada por cima do braço fui no médico ele me de 27 dias de atestado e dei entrada no INSS estou com laudo raio x não estou conseguindo levantar o braço sinto muita dor ao me movimenta. Estou com pseudorose clavícula queria saber se terei direito ao auxílio doença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Previdência Social


Sobre o Website

O site SocialPrevidência.com.br, tem como objetivo levar informações e dicas importantes ao visitantes do website que buscam saber mais sobre a Previdência Social.

Este website não é oficial do Governo, portanto caso queira informações realmente oficiais acesse: www.previdencia.gov.br